Ir para Conteúdo principal
eBUPI

Noticias

BUPi: Mais de 80 mil propriedades identificadas em fevereiro

O segundo mês de 2023 manteve-se com valores acima dos 80 mil processos de georreferenciação finalizados no Balcão Único do Prédio (BUPi), o que confirma a tendência crescente do número de propriedades identificadas.
02 mar 2023, 09:18
Terreno Rústico
Terreno Rústico

Em fevereiro, mês em que o BUPi passou a estar disponível em 144 municípios, com a entrada de Tabuaço para a lista de concelhos nos quais o projeto está presente, contabilizaram-se 83.692 processos de georreferenciação finalizados. Monção, Bragança, Pombal, Miranda do Douro e Viseu foram os municípios que mais se destacaram, com a identificação de 11.554 propriedades.

Foi, também, realizada a oitava edição do BUPi Envolve, evento dedicado aos técnicos habilitados dos municípios e comunidades intermunicipais que trabalham, diariamente, com a plataforma BUPi. A sessão decorreu em Ponte de Lima e teve como principal destaque a apresentação das Orientações Técnicas que visam harmonizar procedimentos, com objetivo de simplificar a vida ao cidadão, além da partilha de várias novidades de âmbito aplicacional.

De assinalar também, em fevereiro, a presença de Carla Mendonça, Coordenadora da eBUPi, no painel dedicado ao tema “Cadastro da Propriedade Rústica. O Balcão Único do Prédio”, no Encontro Nacional de Técnicos, promovido pela Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI), e ainda na sessão de apresentação do estudo ‘Perspetivas para a Valorização da Floresta Portuguesa’, organizada pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais – AGIF.

A eBUPi esteve, também, presente na Sessão de Lançamento da Estratégia Govtech Justiça (Justiça + Próxima), que integra vários projetos de base tecnológica e de desenvolvimento de competências na área da inovação, na qual foi destacada a app BUPi, uma aplicação disponível na Google Play Store e na App Store, que permite o levantamento gratuito das coordenadas geográficas dos terrenos por parte dos seus proprietários e posterior carregamento na plataforma BUPi.

Para finalizar, há a destacar, em fevereiro, várias ações realizadas a nível local: no município da Lousã, para partilha de boas práticas no âmbito de esclarecimento de questões operacionais; em Coimbra e Santa Maria da Feira, em duas sessões de trabalho dedicadas ao financiamento do projeto BUPi no âmbito dos Programas Operacionais Regionais Norte e Centro , que contaram com a presença de Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, e de Pedro Ferrão Tavares, Secretário de Estado da Justiça; e em Vale de Cambra, onde decorreu a cerimónia de celebração do 1.º aniversário da abertura do Balcão BUPi daquele município, também com a presença do Secretário de Estado da Justiça.