eBUPi participa na nova campanha Portugal Chama e na iniciativa Emigrante Chama
Carla Mendonça, Coordenadora da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi), esteve presente no evento de apresentação Portugal Chama, coordenada pela AGIF (Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais), e apresentou a campanha Emigrante Chama
Carla Mendonça participa na campanha Portugal Chama
“A prevenção começa em si. Começa em todos” é o lema da campanha Portugal Chama para 2024, lançada no evento que decorreu a 13 de março, em Lisboa, no auditório do Infarmed. Além da apresentação da campanha, que por mais um ano mantém o foco em sensibilizar os cidadãos para a prevenção de incêndios, foram divulgados vários projetos ligados ao tema, incluindo os resultados e próximos passos do Balcão Único do Prédio (BUPi).
Carla Mendonça, Coordenadora da eBUPi, teve oportunidade de apresentar a iniciativa Emigrante Chama, coordenada pela AGIF em articulação com outras entidades, incluindo o BUPi.
A participação da eBUPi visa, através desta campanha, sensibilizar os emigrantes para o papel importante que têm na prevenção de incêndios rurais, apelando a que os cidadãos portugueses que se encontram deslocados no estrangeiro identifiquem e registem as suas propriedades utilizando o BUPi online (bupi.gov.pt) ou se dirijam aos balcões BUPi em funcionamento nos municípios, já que o conhecimento do território é essencial para aumentar a eficiência no seu planeamento e gestão.
A iniciativa também tem como objetivo alertar os emigrantes para as medidas de autoproteção em caso de incêndio rural e o uso do fogo.
A campanha Portugal Chama, na qual a iniciativa Emigrante Chama se integra, é coordenada pela AGIF e conta com o envolvimento de várias entidades, tais como a eBUPi, a Guarda Nacional Republicana, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, entre outras.