eBUPi e Governo Regional Açoriano analisam adesão dos Açores ao BUPi
Coordenação da eBUPi reuniu com Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática. Em cima da mesa: a adesão, ainda em 2025, de 15 municípios da Região Autónoma dos Açores ao BUPi.
Coordenação da eBUPi e Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática
A Estrutura de Missão para a Expansão do Cadastro Predial Simplificado (eBUPi) reuniu esta terça-feira, 15 de abril, em Ponta Delgada, com a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática (SRAAC). No encontro, foi abordada a adesão dos 15 municípios sem cadastro predial da Região Autónoma dos Açores ao Balcão Único do Prédio (BUPi).
Do lado da eBUPi estiveram presentes a coordenação, constituída por Blandina Soares e Paulo Madeira, acompanhados pelo especialista Rodrigo Dourado. Pela SRAAC, foram anfitriões da reunião o Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Teixeira Miguel, o seu Chefe de Gabinete, Adalberto Borges Couto e o Técnico Especialista Emanuel Barcelos.
Blandina Soares, Coordenadora da eBUPi, ressalva a importância da adesão da Região Autónoma dos Açores «para a prossecução dos objetivos do BUPi. De forma colaborativa, com uma visão nacional, progressivamente mais unificada, procuramos ser, a cada dia, mais eficazes nesta missão de ultrapassar o desafio nacional de transformar o conhecimento do território em valor para o país.»
Recorde-se que a Região Autónoma da Madeira aderiu ao BUPi em novembro de 2023 e realizou a abertura dos balcões físicos aos cidadãos no início de 2024.
A adesão da Região Autónoma dos Açores constitui um passo fundamental para assegurar a cobertura nacional do projeto BUPi, circunstância que é um pressuposto da concretização do investimento PRR que está em execução até final de 2025.
A concretizar-se esta adesão, integrarão o projeto BUPi os municípios de Angra do Heroísmo, Calheta, Corvo, Horta, Lajes das Flores, Lajes do Pico, Madalena, Nordeste, Porto Moniz, Povoação, Praia da Vitória, Santa Cruz da Graciosa, Santa Cruz das Flores, São Roque do Pico e Vila do Porto.