eBUPi avança com duas parcerias institucionais em março para fortalecimento da divulgação do Balcão Único do Prédio
Ao longo de março, a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi) participou em vários eventos nos quais foi possível divulgar o projeto Balcão Único do Prédio (BUPi), partilhar os resultados alcançados e esclarecer a sua operacionalização.
eBupi com duas aprcerias institicionais
O mês de março fica marcado pela assinatura de importantes protocolos entre a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi) e duas entidades nacionais de relevo, no que diz respeito ao âmbito do projeto Balcão Único do Prédio (BUPi): a União das Mutualidades Portuguesas e a CONFECOOP – Confederação Cooperativa Portuguesa.
O objetivo dos protocolos com ambas as entidades, que representam um papel de relevo nas suas respetivas áreas a nível nacional e regional, é criar parcerias institucionais para a promoção do BUPi junto das respetivas redes de atuação: entidades do setor cooperativo e seus associados, no caso da CONFECOOP, e entidades do setor mutualista e seus associados, no caso da União das Mutualidades Portuguesas. Em ambos os casos, estão previstas ações como disponibilização de espaços de divulgação e sessões de esclarecimento junto destes públicos, uma das quais já realizada a 20 de março com a CONFECOOP.
Em março, Carla Mendonça, Coordenadora da eBUPi, esteve também presente no evento de apresentação da campanha Portugal Chama, coordenada pela AGIF (Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais), que volta a sensibilizar os cidadãos para a importância da prevenção de incêndios em 2024. Realizado a 13 de março, o evento de lançamento contou com a divulgação de vários projetos, incluindo a apresentação dos resultados mais recentes e dos próximos passos do BUPi.
No evento de apresentação da campanha, Carla Mendonça teve a oportunidade de apresentar a participação do BUPi na iniciativa Emigrante Chama, integrada na Campanha Portugal Chama, que é igualmente coordenada pela AGIF e conta com o envolvimento de várias entidades, tais como a eBUPi, a Guarda Nacional Republicana, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, entre outras.
Do ponto de vista operacional, em março foram identificadas 34.018 propriedades, aumentando para 2.147.211 o número de propriedades identificadas no BUPi desde o início do projeto. Ao longo do ano passado, foi possível atingir o objetivo de 90% de área conhecida dos 153 municípios de Portugal Continental sem cadastro predial, em termos de uso, ocupação e dominialidade.
Março contou ainda com a presença da Carla Mendonça, Coordenadora da eBUPi, no programa Alô Portugal, da SIC, que se foca no público nacional e do interior do país, mas também está grandemente direcionado para as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Esta participação, no dia 27 de março, possibilitou esclarecer uma audiência aproximada de 100 a 150 mil telespectadores sobre a utilidade e formas de aceder ao Balcão Único do Prédio, tendo sido ainda possível a partilha de dois testemunhos reais de cidadãos utilizadores do BUPi.
Adicionalmente, Rodrigo Dourado, responsável pela área do SIG na eBUPi, participou a 25 de março na Mesa Redonda do evento sobre “Toponímia e Numeração de Polícia”, realizado pelo Município de Coimbra, em colaboração com a Ordem dos Engenheiros. Esta participação pretendeu ser um contributo de informação útil para ajudar a concretizar as soluções que estiveram em discussão no evento.