eBUPi aposta na valorização das pessoas e na inovação tecnológica
Abril fica marcado pela realização do BUPi Envolve em Montalegre, e pela abertura das candidaturas aos Prémios BUPi 2023.
Prémios BUPi 2023
Abril foi mês de humanismo, inovação e reconhecimento na Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi). A formação de técnicos habilitados e a partilha de boas práticas no BUPi Envolve de Montalegre, a abertura do prazo para apresentação de candidaturas aos Prémios BUPI 2023, que reconhecem o desempenho de municípios e técnicos, foram os principais acontecimentos.
Montalegre acolheu a 14.ª edição do BUPi Envolve, iniciativa destinada a aproximar a eBUPi dos Municípios e capacitar os Técnicos Habilitados. A iniciativa contou com a participação de mais de 350 pessoas, entre presenças físicas e participação via streaming, tendo ficado marcada pela partilha de experiências e o seu tom humanista, com relatos sobre o trabalho de técnicos no apoio aos cidadãos investindo o seu tempo e disponibilidade além do expectável, ajudando a sua comunidade.
Na componente de capacitação destaca-se, igualmente, a participação de mais de 200 Técnicos Habilitados em duas sessões de formação presenciais, realizadas em Viseu e Vila Real, especificamente dirigidas aos técnicos responsáveis por assegurar a conciliação administrativa, enquanto mecanismo simplificado e facilitador do acordo entre proprietários com estremas confinantes.
Do ponto de vista operacional, em abril foram identificadas mais 34 mil propriedades, somando um total 2.136.637 propriedades identificadas no BUPi. Na Região Autónoma da Madeira, os cinco municípios que integraram o BUPi no passado mês de fevereiro, já identificaram 934 as propriedades o que significa que a fase de conhecimento do projeto e de arranque está a decorrer com normalidade.
E porque o mérito é para ser reconhecido, estão abertas até 15 de junho as candidaturas aos Prémios BUPi 2023. Estas podem ser apresentadas através do formulário disponibilizado no website da iniciativa. O objetivo dos prémios é reconhecer publicamente os municípios/Comunidades Intermunicipais e Técnicos Habilitados BUPi que mais se destacaram e contribuíram para o sucesso do projeto BUPi, em diversas áreas, durante o ano de 2023. São dez as categorias a concurso: Comunicação, Sistemas de Informação Geográfica, Inovação, Boas Práticas de Atendimento, Produtividade Técnicos Habilitados, Produtividade Municípios, Proximidade, Ambiente e Cidadão Primeiro, além do Grande Prémio BUPi.
Em suma, o mês de Abril demonstrou a importância de apostar nas competências das pessoas e nos recursos tecnológicos que lhes permitem ir mais longe, materializando em eficácia o que a sua vontade própria já impulsiona a fazer acontecer.