Ir para Conteúdo principal
eBUPI

Noticias

Emigrante Chama: eBUPi e AGIF juntas na prevenção dos incêndios

Ação de sensibilização dirigida a quem regressa a Portugal, sublinhando o papel de cada cidadão na prevenção dos incêndios rurais.
08 ago 2025, 19:32
Campanha Emigrante Chama - aeroporto do Porto
Campanha Emigrante Chama - aeroporto do Porto

Durante o primeiro fim de semana de agosto, milhares de emigrantes regressam a Portugal para férias e reencontros familiares. Com o país sob elevado risco de incêndio rural, a campanha “Emigrante Chama” voltou a alertar para a importância da prevenção de comportamentos de risco e da adoção de medidas de autoproteção em espaço rural.

A iniciativa decorreu nos dias 2 e 3 de agosto de 2025, nos principais aeroportos (Lisboa, Porto e Faro) e fronteiras terrestres (Vilar Formoso, Valença e Chaves), com ações de sensibilização junto da comunidade emigrante à chegada ao país.

Coordenada pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P. (AGIF) e pela Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi), a campanha envolveu diversos parceiros públicos e privados — como a GNR, ANA Aeroportos, JCDecaux e ARAC — e centrou-se na transmissão de recomendações práticas para reduzir o risco de incêndio e garantir um verão mais seguro.

A presença da Secretária de Estado da Justiça, Ana Luísa Machado, e da Coordenadora da eBUPi, Blandina Soares, no aeroporto do Porto, reforçou o compromisso com a mobilização social para a redução do risco de incêndio e para a valorização do território.

Também a componente lúdica marcou presença nos aeroportos de Lisboa e Porto com as mascotes da Banda da Floresta, através do projeto Raposa Chama, que dinamizou as interações junto das famílias e das crianças e a sensibilização dos mais novos.

A campanha destacou a importância da existência de comportamentos conscientes, especialmente em dias de perigo de incêndio “muito elevado” ou “máximo”. Entre as principais recomendações, destacamos:

  • Evitar o uso de maquinaria em zonas rurais;
  • Não realizar queimas, queimadas ou lançar foguetes;
  • Não atirar beatas para o chão;
  • Afastar a vegetação das habitações e manter os acessos desobstruídos;
  • Identificar e registar gratuitamente os prédios rústicos e mistos;
  • Consultar diariamente a informação oficial de Perigo de Incêndio Rural.

O papel do BUPi: conhecer para proteger

Mais do que uma ação de sensibilização sazonal, a iniciativa “Emigrante Chama - A prevenção começa em si” é igualmente uma oportunidade para reforçar uma mensagem estruturante: o conhecimento do território é essencial para a sua valorização e conservação.

O papel da eBUPi nesta campanha é, deste modo, central. Ao promover a identificação no Balcão Único do Prédio (BUPi) e o registo gratuito de prédios rústicos e mistos o que contribui para uma gestão mais eficiente e segura do território. Identificar e registar as propriedades são passos fundamentais, não só para garantir os direitos de propriedade, mas também para prevenir riscos e proteger o território nacional. É um ato de responsabilidade individual com impacto coletivo — vai desde a prevenção de incêndios até ao ordenamento e valorização do território português.

Mais informações em: www.portugalchama.pt e www.bupi.gov.pt