Ir para Conteúdo principal
eBUPI

Noticias

BUPi marca presença nos Encontros PNAID 2023

O Balcão Único do Prédio (BUPi) reforçou a sua proximidade com as comunidades portuguesas através da presença nos Encontros PNAID, dedicados à Diáspora, que tiveram lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo.
15 dez 2023, 16:17
Paulo Madeira, Coordenador Adjunto da eBUPi
Paulo Madeira, Coordenador Adjunto da eBUPi

A Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi) marcou presença, pelo segundo ano consecutivo, nos Encontros PNAID, um evento que promove informação a empresários portugueses no estrangeiro que pretendam investir em Portugal e que visam, ainda, dar a conhecer oportunidades e medidas de apoio ao investimento em Portugal e à internacionalização através da diáspora.

Paulo Madeira, Coordenador Adjunto da eBUPi, apresentou o projeto BUPi, sinalizando a importância do conhecimento do território português como dinamizador do desenvolvimento sócio-económico e apelando aos portugueses espalhados pelo mundo para procederem à identificação e registo das suas propriedades que, até 2025, é gratuito.  

Esta intervenção teve lugar no âmbito do painel “Dinâmicas de aceleração de parcerias e negócios”, na secção sobre a temática dos territórios. O BUPi esteve, também, presente no evento através de um espaço de exposição, onde parte da equipa da eBUPi esteve a divulgar o projeto e a prestar esclarecimentos aos participantes.

Os ENCONTROS PNAID 2023 dão continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora e inserem-se no Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), criado em 2020, pela RCM nº 64/2020 de 18 de agosto. O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora é uma iniciativa governamental de valorização das comunidades portuguesas que tem como objetivo promover o investimento da diáspora, com foco no interior do país, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora.

Atualmente, o BUPi está presente em 145 municípios. Já foram identificadas quase 2 milhões de propriedades no âmbito do projeto, 90% entre 2022 e 2023, gratuitamente e sem aumento de impostos, com o apoio de mais de 960 técnicos habilitados, que prestam apoio presencial e assistido ao cidadão.