Ir para Conteúdo principal
eBUPI

Noticias

BUPi divulga novos indicadores de desempenho do projeto

Sítio do BUPi na internet tem novos indicadores de desempenho sobre o progresso da identificação e registo da propriedade. eBUPi reforça dados abertos disponíveis em dados.gov.pt
09 out 2024, 09:41
Novos indicadores BUPI referem número de cidadãos que aderiram
Novos indicadores BUPI referem número de cidadãos que aderiram

São mais de 360 mil os cidadãos – “promotores” – que utilizaram o BUPi para identificar e registar as suas propriedades. Só em 2024 são mais de 82 mil.

Os indicadores disponibilizados no sítio do BUPi na Internet permitem ao cidadão, à sociedade civil e à comunicação social acompanhar o desempenho do projeto em várias dimensões através da consulta de dados objetivos, com métricas claras, que visam garantir a necessária prestação de contas das medidas de política pública. Entre os dados disponíveis, pode ser consultado: a evolução do número de municípios aderentes, do número de cidadãos que utilizaram o serviço, do número de propriedades identificadas, do número de técnicos habilitados dos municípios e da área georreferenciada. Os indicadores disponíveis apresentam também o agregado da informação a nível nacional e os indicadores específicos no Continente e na Região Autónoma da Madeira, com possibilidade de serem filtrados ao nível do município.

“Com mais e melhor informação será possível conhecer melhor a dimensão do grande empenho que os municípios aderentes e os seus Técnicos Habilitados estão a colocar no sucesso deste projeto, e em simultâneo aumentar a perceção pública do progresso dos resultados alcançados.» explica Carla Mendonça, Coordenadora da eBUPi.

Esta disponibilização de dados insere-se na política de transparência e prestação de contas promovida pela Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi), visando reforçar a divulgação dos dados operacionais ao público. A evolução contínua dos indicadores a disponibilizar tem também permitido e irá facilitar no futuro a disponibilização de metadados no portal de dados abertos do governo português, em dados.gov.pt, nomeadamente para permitir a sua eventual reutilização pelo meio académico e científico, ou pelo setor privado.

Para breve, encontra-se também prevista a disponibilização de um visualizador público com informação do cadastro simplificado e do cadastro predial, bem como camadas de informação adicional, o que irá reforçar a visualização desta informação pelos cidadãos.