BUPi considerado caso de estudo internacional pela ESRI
Líder global em Sistemas de Informação Geográfica publica caso de estudo sobre o BUPi.
vista aérea de terreno
O BUPi é um dos casos de estudo publicados no website da ESRI, líder global em Sistemas de Informação Geográfica. “How GIS supports Portugal’s Rural Cadastral Data” é o artigo que descreve, em resumo, os desafios que Portugal enfrenta em matéria de Cadastro e como a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi) veio ajudar a solucionar esta questão, com uma combinação de tecnologia e preservação de direitos individuais e coletivos. É «uma solução prática e moderna para melhorar os sistemas de cadastrais a nível global», refere a ESRI.
No artigo, são destacados, de entre as ferramentas do BUPI, o visualizador, a app BUPi, os scripts de geoprocessamento, os dashboards e a existência de um servidor dedicado para a publicação das imagens dos polígonos das propriedades.
Blandina Soares, Coordenadora da eBUPi, considera que «este reconhecimento posiciona Portugal como referência na harmonização entre o ordenamento do território, o ordenamento jurídico e o superior interesse dos cidadãos. Honra-nos poder ser autores e veículo da profunda mudança que, alimentada pela Inteligência Artificial, o Machine Learning, e pela singular criatividade humana, está a ocorrer no nosso país, em favor da preservação do legado emocional e patrimonial, bem como da maximização de oportunidades de cooperação para os cidadãos, as empresas e a Administração Pública».
Os benefícios do BUPi são destacados pela ESRI, na ótica da replicabilidade internacional do modelo operacional para países que enfrentem desafios cadastrais semelhantes. «Ao alavancar tecnologias SIG amplamente utilizadas e combiná-las com tecnologias e arquiteturas modernas, a plataforma estabelece uma base personalizável que pode ser adaptada a diferentes contextos legais e culturais. Isto é ainda mais potenciado pela implementação de modelos e processos centrados no cidadão. A plataforma fomenta uma abordagem colaborativa entre diferentes níveis das administrações central, regional e local», refere o artigo.
Alinhado na perfeição com os princípios “Fit-for-Purpose land administration”, como delineados pelo Land Administration Domain Model (LADM), uma norma da International Standardization Organization (ISO), que atribui, por exemplo nas certificações dos sistemas de gestão de qualidade (ISO 9001) e gestão da segurança de informação (ISO 27001).