"BUPi Envolve" apresenta a nova plataforma em Viseu
A cidade de Viseu acolheu a 19.ª edição do BUPi Envolve. A iniciativa decorreu no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e juntou Técnicos Habilitados, municípios e entidades parceiras para um momento de balanço, partilha de boas práticas e apresentação de desenvolvimentos da plataforma
Coordenadora da eBUPi, Blandina Soares, e Coordenador Adjunto da eBUPi, Paulo Madeira.
Realizado de forma bimestral, esta edição do BUPi Envolve contou igualmente com transmissão online, tendo tido como pontos de destaque a apresentação da nova plataforma BUPi que passou a integrar a informação sobre o Domínio Público Hídrico, novidade desenvolvida em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, e a divulgação de outras funcionalidades técnicas que reforçam a utilidade da plataforma para os utilizadores e as entidades locais, tornando-a mais robusta, estável e segura.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Paulo Gouveia, fez a abertura da sessão, reforçando o compromisso local: “Queremos estar na linha da frente, para podermos dar contributo para aquilo que é o cadastro do país, para aquilo que é o cadastro da nossa região. Continuamos empenhados em levar por diante este trabalho, que é de todos.”
Já o Coordenador Adjunto da eBUPi, Paulo Madeira, destacou a importância do trabalho colaborativo com os municípios “Estes números são muito fruto daquilo que é o trabalho dos técnicos habilitados e dos municípios. Ainda estamos aquém do que todos nós desejaríamos, mas reconhecemos o quão positivo tem sido o caminho até aqui.”
A sessão incluiu ainda testemunhos de profissionais no terreno, como Rita Duarte, coordenadora do Balcão BUPi do Município de Viseu “Em 2022 conseguimos um prémio de produtividade, a mim traz-me imensa alegria. Ainda temos muito para percorrer, muitas RGGs para fazer, mas sentimo-nos motivados.”
Os dados apresentados evidenciam o dinamismo da CIM Viseu Dão Lafões, com especial destaque para o município de Viseu, que apresenta uma taxa de execução de 31%, o que representa mais de 56 mil propriedades identificadas. Globalmente, 156 municípios já aderiram ao projeto, que soma atualmente mais de 8,6 milhões de matrizes a georreferenciar.
A Coordenadora da eBUPi, Blandina Soares, adiantou no encerramento da sessão que “Com sentido de responsabilidade, mas também de transparência, disponibilizaremos ao público um visualizador diferente, com o cidadão como destinatário primordial”.
O novo Visualizador Público, como ferramenta digital que é, permitirá o acesso livre e universal aos prédios do Cadastro Simplificado e da Carta Cadastral conjuntamente, abrangendo o território de Portugal Continental e a Região Autónoma da Madeira, bem como os respetivos limites administrativos em vigor.
Com estas iniciativas, a eBUPi reforça o seu compromisso com a expansão nacional do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, a modernização dos serviços públicos e a promoção da transparência e justiça fundiária, pilares fundamentais para a valorização do território nacional.
O BUPi continua a consolidar-se como uma infraestrutura essencial para a modernização cadastral e a valorização do território nacional. Mais do que um mapa, o BUPi é um caminho para um país mais justo e organizado.